Nova carga: Porto de Imbituba realiza exportação de pellets de madeira

Pela 1ª vez, o Porto de Imbituba recebe embarque de pellets de madeira, fonte de energia renovável que será exportada para a Europa, atendendo a demanda de abastecimento aumentada em função da guerra na Ucrânia. Ao todo, 16,5 mil toneladas do biocombustível estão sendo carregadas, desde terça-feira (19), no navio AGIA SOFIA, atracado no Cais 3 e previsto para desatracar na próxima sexta-feira (22), com destino ao Porto de Oristano, na Itália.

Neste primeiro navio, os pellets de madeira pertencem a quatro exportadores de Santa Catarina e dois do Paraná que devem enviar mais um navio com a carga, em outubro. Até o fim do ano, outro grupo de exportadores, também dos dois estados do Sul, pretende realizar mais dois embarques para a Europa.

As operações de pellets de madeira no Porto de Imbituba, em 2022, devem totalizar em torno de 60 mil toneladas e serão realizadas pela Serra Morena, que também armazena a carga na retroárea do Porto. Para 2023, estão previstos 10 embarques do granel a partir de Imbituba.

O AGIA SOFIA está sob o agenciamento da Orion.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.