Órgão da ONU confirma Santos como maior porto da América Latina
Publicação é da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), publicou no dia 12 de março último seu Informe portuário 2023-2024, no qual confirma o Porto de Santos como o maior da América Latina. A publicação toma por base os dados de movimentação de contêineres relativos a 2023.
De acordo com a Cepal, o Porto de Santos é o primeiro da América Latina, com a movimentação de 4,3 milhões de TEU (medida padrão para contêineres). O dado considera apenas o porto público, não o complexo portuário como um todo.
Na lista da Cepal de maiores portos da América Latina, em segundo lugar vem Manzanillo (México), com 3,7 milhões de TEU. Em seguida, Cartagena (Colômbia), com 3,3 milhões; Callao (Peru), com 2,8 milhões e Manzanillo, no Panamá, com 2,6 milhões. Colon, também do Panamá, está em 13º no ranking, com 1,4 milhão de TEU em 2023.
Na costa leste da América do Sul, o porto que aparece em 2º na estatística da Cepal é Buenos Aires (12º no geral), com 1,4 milhão de TEU). No Brasil, o 2º da lista é Itajaí, considerando apenas os dados do terminal privado Portonave, com 1,3 milhão de TEU.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, o Cepal vem confirmar o que o setor mundial já sabe há anos: “Também somos o mais importante do Hemisfério Sul, se considerarmos todos os tipos de carga. E estamos trabalhando firme para crescer ainda mais, com obras de infraestrutura; novos arrendamentos, como o Tecon Santos 10; e o aumento expressivo da Poligonal, que atrairá investidores de todo o Planeta”.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.