Rumo e DP World Firmam Parceria para Construção de Novo Terminal de Grãos e Fertilizantes em Santos
Em linha com aumento de volume no sistema ferroviário, capacidade de movimentação será de 12,5 milhões de toneladas/ano, impulsionando a competitividade do agro no longo prazo
A Rumo, maior concessionária de operação ferroviária do país, e a DP World, anunciaram um acordo para a construção de um novo terminal portuário no Porto de Santos (SP), voltado para a movimentação de grãos e fertilizantes. O terminal será instalado na área do terminal de uso privado (TUP) da DP World, localizado na margem esquerda do canal do Porto, e terá capacidade para movimentar até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.
O contrato entre as duas empresas prevê um prazo inicial de 30 anos de operação, com possibilidade de renovação, sujeito aos termos da autorização portuária da DP World. O investimento estimado pela Rumo para a construção do terminal é de R$ 2,5 bilhões, com potenciais parcerias estratégicas ao longo do processo de implementação.
Pedro Palma, CEO da Rumo, destaca a importância do modal ferroviário para a eficiência logística e competitividade do agronegócio brasileiro. Ele ressalta que, combinado com a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, em construção para ampliar o alcance dos trilhos no centro-oeste, o novo terminal reforça o protagonismo do Porto de Santos como o principal corredor logístico para o agronegócio.
A DP World disponibilizará a área do seu terminal para o projeto e será responsável pelas operações portuárias de movimentação das cargas, consolidando-se como o principal player multipropósito do país, com operações simultâneas de contêiner, celulose, grãos e fertilizantes.
"Essa parceria é estratégica para a DP World, uma vez que ampliaremos nossa capacidade de multimodalidade e contribuiremos para o crescimento do agronegócio no Brasil, otimizando o transporte ferroviário e atendendo às demandas de exportação e importação de forma eficiente", afirma Fabio Siccherino, CEO da DP World Brasil.
A construção do novo terminal portuário representa um marco importante para a logística brasileira e fortalece a posição do país como um player chave no mercado global de commodities.
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