Soluções da Santos Brasil minimizaram gargalos de logística para seus clientes na fase inicial da pandemia

Projeto para Mercedes-Benz, que envolveu desova para armazenagem no Clia Guarujá e cross docking, equacionou problema de acúmulo de carga importada e segurou gastos

Durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 na economia brasileira, a Santos Brasil - referência em operações portuárias e logísticas - desenvolveu para seus clientes soluções para reduzir os impactos financeiros e operacionais provocados por quebras na cadeia de suprimentos.

Um bom exemplo é o caso da Mercedes-Benz Caminhões, que atua em um dos setores mais afetados pela crise e que sofreu paralisação temporária de produção. Para esse cliente, a Santos Brasil montou uma verdadeira "operação de guerra" para equacionar em tempo recorde e da maneira mais inteligente e econômica possível o destino de um grande volume contêineres importados e que chegaram ao Tecon Santos entre os meses de abril e maio.

A solução encontrada para a carga que ficaria parada no Tecon Santos, uma vez que a fábrica da montadora não tinha condições de recebê-la, envolveu a desova para armazenagem no Clia Guarujá (recinto aduaneiro), na margem esquerda do Porto de Santos, que conta com estrutura de ponta, e cross docking no fluxo inbound, com a substituição dos contêineres importados por contêineres da Santos Brasil.

A gestão do estoque foi centralizada e, com a retomada das operações na Mercedes, a fábrica voltou a ser alimentada com os produtos provenientes do Clia Guarujá, do Centro de Distribuição da Santos Brasil em São Bernardo do Campo ou diretamente do Tecon Santos, conforme a demanda, com operações just in time.

O projeto desenvolvido pela Santos Brasil evitou que a Mercedes tivesse elevados gastos com demurrage - valor que o armador cobra do importador por dia de atraso do prazo previsto para devolução do contêiner vazio - e reduziu o estresse operacional gerado pelo excesso de mercadoria na fábrica.

A Mercedes-Benz é cliente da Santos Brasil há vários anos e a sofisticada operação para a montadora engloba a chegada dos contêineres no porto, a armazenagem no Tecon Santos, no Clia e no Centro de Distribuição de São Bernardo. A Santos Brasil dá suporte em toda a cadeia de suprimentos da montagem de caminhões, ônibus e responde pelo gerenciamento de estoque e a entrega dos itens just in time para a linha de produção. É no CD São Bernardo que fica centralizada a maior parte do estoque para abastecer de forma eficaz o line feeding da montadora.

De acordo com Wagner Toffoli, diretor Comercial de Logística da Santos Brasil, durante esse período mais crítico, a empresa procurou apoiar seus clientes de todas as formas possíveis, disponibilizando seus ativos, tecnologias e a inteligência logística da sua equipe. "Para clientes com problemas de fluxo de caixa, propusemos operações de entreposto aduaneiro, nas quais se nacionalizava o estoque importado conforme a retomada da demanda. Para os que tinham gargalos no recebimento de produtos, oferecemos entre outras coisas toda a nossa estrutura de armazéns cobertos alfandegados, aproveitando a nossa capacidade de integrar ativos, como fizemos no caso da Mercedes com a utilização do Clia neste momento de pandemia", diz.

Para Toffoli, a operação para a Mercedes foi viável graças à diversidade e qualidade dos ativos da Companhia, à integração dos sistemas e à forte interação entre as equipes da Companhia e do cliente.

Evandro Segantin, Gerente Sênior de Importação e Exportação da Mercedes-Benz, afirma que o sucesso desta operação em uma situação totalmente fora dos padrões, só foi possível com a agilidade e flexibilidade de um parceiro de negócios preparado para todas as adversidades do mercado brasileiro.

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