GNL: encomendas aquém da demanda

Novas embarcações para o mercado de GNL não vão dar conta da demanda esperada para os próximos anos

Apesar das fracas tarifas do mercado de navegação para o GNL, a consultoria Drewry Institute diz acreditar que o mercado ainda vai exigir mais embarcações do que a quantidade atualmente encomendada nos estaleiros, de acordo com o relatório LNG Forecaster.

As tarifas spot para navios bicombustível diesel-elétricos de GNL têm se mantido por volta dos US$ 30 mil por dia desde o segundo trimestre do ano passado, representando uma queda de 80% em relação ao último pico vivenciado pelo mercado em 2012. Q aumento da frota, combinado com a fraca demanda de cargas foi a causa inicial do cenário dessa indústria, cujas baixas tarifas impactaram visivelmente sobre a queda das atividades nos estaleiros: somente quatro embarcações para GNL foram encomendadas no primeiro semestre. Comparativamente, nos cinco anos anteriores, as encomendas chegaram a uma média de 44 navios por ano. O relatório espera ainda que as novas encomendas permaneçam fracas até 2019, exatamente o período para o qual quase todas as indústrias de GNL atualmente em construção entrarão em atividade.

Oferta e Demanda do mercado de navegação (em milhares de m³)

Fonte: Relatório LNG Forecaster da Drewry

A consultoria afirma, no entanto, que o mercado do GNL é promissor e a retração sobre as novas encomendas não está baseada em fundamentos mercadológicos. “A razão para o nosso otimismo é que quase 125 milhões de toneladas de capacidade de consumo está atualmente em construção, e há planos para ainda mais. Como a grande maioria do frornecimento das plantas atualmente em construção já foi comprometida em contratos de longo prazo, é bastante provável que comércio do GNL venha a exigir mais navios”, alertou Shresth Sharma, analista chefe de GNL da consultoria Drewry. Sharma acrescentou ainda que, embora a expansão do Canal do Panamá tenha aumentado a capacidade de exportação do GNL, “a oferta do mercado esperada para 2020 vai exigir que os armadores encomendem 65 navios adicionais daqui até lá, para atender à demanda esperada de embarques”.

“LNG Forecaster" é um relatório publicado trimestralmente por Drewry Maritime Research, e é comercializado pelo website da Drewry.




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