Maersk Supply Service lança nova empresa de carregamento elétrico offshore
A nova empresa pioneira da Maersk Supply Service fornecerá soluções de carregamento elétrico offshore para navios em portos, hubs e operações de energia offshore. “Stillstrom”, que significa “energia silenciosa” em dinamarquês, é uma tecnologia em estágio inicial, cujo lançamento de produto em grande escala será o primeiro no mercado em carregamento offshore, permitindo que embarcações ociosas sejam alimentadas com eletricidade limpa. O carregamento offshore para embarcações ociosas é fundamental para facilitar a descarbonização da indústria marítima, pois permite que os proprietários de embarcações substituam combustíveis fósseis por eletricidade enquanto estão ancorados com segurança à boia de carregamento.
A primeira boia de carregamento em grande escala será demonstrada com a líder eólica offshore Ørsted no terceiro trimestre de 2022. A boia de energia fornecerá energia durante a noite para um dos navios de operações de serviço (SOV) de Ørsted, apoiando assim a meta de Ørsted de neutralidade climática operações em 2025. Ørsted será responsável pela integração na rede da boia de carregamento.
A Ørsted pretende disponibilizar publicamente qualquer propriedade intelectual gerada durante o projeto da integração da boia no ativo eólico offshore, para maximizar a absorção potencial dessa inovação de redução de carbono em todo o setor eólico offshore.
A boia de carregamento em si é grande o suficiente para carregar uma bateria do tamanho de SOV ou um vaso híbrido-elétrico. A mesma solução será dimensionada e adaptada para fornecer energia a embarcações maiores, permitindo que embarcações de todos os tamanhos desliguem seus motores quando ficarem ociosas. Ao substituir os combustíveis à base de fósseis por eletricidade verde, praticamente todas as emissões e poluição sonora são eliminadas enquanto a boia está em uso.
“A Stillstrom faz parte do nosso compromisso de resolver os desafios energéticos de amanhã. Ao investir neste espaço de tecnologia limpa oceânica em um estágio inicial, podemos ajudar a liderar a transição verde da indústria marítima. Stillstrom foi desenvolvido dentro da Maersk Supply Service e é o momento certo para criar um empreendimento que será focado no fornecimento de soluções de carregamento offshore”, diz Steen S. Karstensen, CEO da Maersk Supply Service.
“Nossa visão na Stillstrom é permitir a descarbonização marítima, fornecendo a infraestrutura que permitirá que os navios carreguem com energia limpa quando estiverem ociosos no mar. A missão é remover 5,5 milhões de toneladas de CO2 em cinco anos de lançamento comercial, eliminando adicionalmente material particulado, NOx e SOx”, diz Sebastian Klasterer Toft, Gerente de Programa de Empreendimentos da Maersk Supply Service.
A Stillstrom é de propriedade integral da Maersk Supply Service e recebeu apoio financeiro do Fundo Marítimo Dinamarquês e do EUDP.

Notícias do dia
-
Portos
Flavio Vieira assume presidência da PortosRio com foco em expansão e eficiência
-
Rodoviário
Reforma tributária exige reconfiguração da logística e força modernização no transporte
-
Mercado
Fusões e aquisições avançam no setor logístico mesmo com cenário incerto
-
Portos
Porto de Santos bate recorde histórico e ultrapassa 17 milhões de toneladas...
-
Cabotagem
Cabotagem cresce 71% na TCP no primeiro semestre e reforça papel estratégico do modal
-
Mercado
Empresas do setor de aço adaptam estratégias diante de nova tarifa dos EUA
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.