Svitzer celebra ampliação de sua frota em Santos

A Svitzer realizou cerimônia para celebrar a ampliação recente de sua frota do litoral paulista, na última quinta-feira, dia 4 de abril, na Capitania dos Portos, em Santos (SP). A ocasião contou com a presença de representantes importantes da comunidade portuária de Santos, clientes da companhia, Arjen Van Dijk, presidente da Svitzer Américas, e Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.

A Svitzer opera no Porto de Santos desde 2018, com quatro rebocadores de última geração, três deles recém-recebidos. O rebocador Svitzer Atanásio foi adicionado à frota de Santos em 2023, seguido do Svitzer Monte KT, e, em fevereiro de 2024, o Svitzer Rocha Pedro foi o quarto rebocador a integrar a frota santista e sua entrega foi um acréscimo estratégico para apoiar a atracação segura de navios de GNL, em terminais no Brasil. A embarcação dispõe de sistema externo de combate a incêndio FIFI-1, equipamento essencial e especializado para operações seguras com transportadores de GNL. As adições reforçam o compromisso da Svitzer em fortalecer estrategicamente sua presença no principal porto da América Latina, oferecendo serviços marítimos confiáveis e sustentáveis.

Os novos rebocadores são três dos seis barcos de Propulsão Azimutal de Popa (Azimuth Stern Drive – ASD) que serão colocados em operação pela Svitzer no Brasil, antes do final de 2024. Como rebocadores da série Ramparts 2300, eles possuem velocidade máxima de 13 nós e tração estática de 70 toneladas. Projetado por Robert Allan, foram construídos pelo estaleiro brasileiro Rio Maguari, em Belém, no Pará.

Arjen Van Dijk, presidente da Svitzer Américas, comenta a ampliação da frota em Santos: “Ao investir na expansão da frota Svitzer em Santos, estamos ampliando a cobertura portuária e aumentando a nossa capacidade de fornecer serviços sustentáveis aos clientes. Isso nos permitirá expandir a nossa presença no Brasil nos próximos anos, um dos principais mercados em crescimento para a Svitzer na região das Américas. A entrega de uma nova embarcação FiFi 1 até o segundo trimestre de 2024 reforça nosso compromisso com o país e com a segurança da costa brasileira”.

Daniel Reedtz Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, afirma que “As adições à frota de Santos fortalecem ainda mais a capacidade da empresa no país em termos de modernidade e potência. Santos é o porto mais movimentado do Brasil, e queremos garantir que faremos nossa parte no apoio ao fluxo comercial de nossos clientes, com os ativos mais confiáveis, seguros e potentes".

A Svitzer opera no Brasil desde 2015, com uma frota atual de 21 rebocadores - e previsão de receber mais um, ainda no primeiro semestre de 2024. A empresa está presente de forma estratégica na costa brasileira, atuando em oito maiores portos do país, recentemente também ampliou suas frotas dos Portos de Paranaguá e Pecém, e investe constantemente em sua atuação em Santos, o porto que mais movimenta contêineres na América Latina e o maior porto do Brasil.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.