Aliança 2M negocia novo parceiro

A navegação exige estratégias e soluções, e os armadores exploram novas possibilidades

Em mais uma iniciativa para sobreviver à fraca demanda por que passa a indústria da navegação atualmente, o principal armador sul-coreano HMM (Hyundai Merchant Marine) começou a discutir a possibilidade de unir-se à maior aliança mundial, formada pela dinamarquesa Maersk e a MSC (Mediterranean Shipping Company), com sede na Suíça, de acordo com o World Maritime News.

A notícia tem como base uma declaração do COO da Maersk Line, Søren Toft: “Já se pode confirmar que nós [a 2M] estamos em negociações com a linha coreana HMM (Hyundai Merchant Marine) sobre a possibilidade de unirem-se à 2M por meio de contrato de compartilhamento de navios, o 2M VSA (vessel sharing agreement), assim que a Aliança G6 expirar, em abril de 2017”, afirmou o executivo.

E ainda acrescentou: “Estamos estudando a proposta com bons olhos. A inclusão da Hyundai Merchant Marine na 2M nos possibilitaria, por exemplo, ampliar a cobertura e fortalecer os nossos serviços no mercado Transpacífico”.

Toft disse que as discussões ainda estão em fase inicial e, portanto, evitou comentar detalhes, “até que as negociações se desenvolvam mais substancialmente”.

O anúncio vem logo depois da estratégia da HMM em estabelecer acordos com armadores de porta-containers para baixar seus custos de charter em até 20%, e com graneleiros em até 25%, em contratos que devem vigorar pelos próximos três anos e meio. O grupo credor da HMM inicialmente concordou com a proposta de reestruturação da companhia, que luta para sobreviver a uma dívida que já chega a US$ 4,48 bilhões (Leia no Guia).


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