Evergreen e X-Press Feeders Assinam Acordo para Utilização de Navios de Metanol Verde na Europa
A Evergreen Marine Corporation (Evergreen) assinou um memorando de entendimento (MOU) com a X-Press Feeders. O acordo visa colocar os contêineres da Evergreen nos novos navios de metanol verde de combustível duplo da X-Press Feeders. A X-Press Feeders planeja operar esses navios com metanol verde e utilizá-los para serviços dentro da Europa.
Como uma das maiores empresas de navegação de contêineres do mundo e um cliente-chave da X-Press Feeders, o acordo da Evergreen é uma declaração significativa de liderança em um futuro sustentável verde. As duas empresas, além disso, trabalharão juntas para lançar uma rede de alimentação, que será a primeira na Europa a ser alimentada por metanol verde.
Para começar, esses navios de combustível duplo serão centrados no Porto de Roterdã e cobrirão portos no Mar Báltico e na Escandinávia. Em última análise, os 14 navios de combustível duplo que a X-Press Feeders tem encomendados para entrega a partir do segundo trimestre de 2024 até meados de 2026 serão operados dentro da Europa e do Mediterrâneo.
A empresa já assinou um contrato com o fornecedor holandês de combustível OCI Global para o fornecimento de metanol verde, que é certificado pelo ISCC-EU (Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono). Também conhecido como bio-metanol, o combustível é uma fonte de energia renovável produzida a partir da decomposição de matéria orgânica, como resíduos e resíduos.
A decisão de adicionar navios de combustível duplo movidos a metanol verde é um elemento-chave do compromisso da X-Press Feeders em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (CO2e) em 20% até 2035, 50% até 2040 e ser neutra até 2050.
"Estamos pioneirando o uso de navios de combustível duplo e decidimos receber nossos navios mais cedo, em vez de mais tarde, porque sabemos que precisamos dar passos significativos hoje para cumprir as metas de redução de emissões de GEE", diz Francis Goh, Diretor de Operações da X-Press Feeders.
"Nossas duas empresas estão incentivando operadores portuários, fornecedores de combustíveis, empresas de logística, despachantes de carga e proprietários de carga benéfica (BCOs), etc. a se juntarem a nós no caminho para o transporte marítimo mais sustentável. Trabalhando juntos, passo a passo, podemos alcançar muito mais", acrescenta.
Notícias do dia
-
Cabotagem
Norcoast evitou 317,8 mil toneladas de CO₂e em 2025
-
Portos
Porto de Santos faz acordo de estudos para transbordo off shore de soja
-
Terminais
DP World fecha concessão de 50 anos para construir dois terminais em Fujairah
-
Marítimo
Maersk lança solução integrada de cadeia fria para uvas do Chile via porto de Wilmington
-
Terminais
TCP e Brado concluem obras que ampliam capacidade ferroviária no Porto de Paranaguá
-
Terminais
Libraport movimenta US$ 203,58 milhões em cargas de saúde animal no primeiro...
3 Comentários
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Valdir Leopoldino bidias
04/05/2024 16:12
Valdir Leopoldino bidias
04/05/2024 16:07
Valdir bidias
24/05/2024 13:35