Maersk realiza viagem histórica com o primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a metanol verde
A A.P. Moller - Maersk (Maersk) obteve sucesso ao garantir metanol verde para o primeiro navio porta-contêineres movido a metanol do mundo. A Maersk fechou um acordo com a produtora holandesa OCI Global para o fornecimento de bio-metanol verde para a viagem inaugural.
Essa jornada de mais de 21.500 km, da Coreia do Sul à Dinamarca, permitirá que a tripulação da Maersk adquira experiência operacional real no manuseio dos novos motores e no uso de metanol como combustível. Isso ocorre enquanto a empresa se prepara para receber uma frota de navios oceânicos movidos a metanol a partir de 2024.
A produção de metanol verde pela OCI ocorre em uma instalação nos Estados Unidos, utilizando biogás capturado de resíduos orgânicos em decomposição. Esse biogás é convertido em biometano e, em seguida, transformado em metanol. Esse método permite que o metanol verde seja produzido em instalações existentes, usando a infraestrutura já disponível. Além disso, contribui para uma rede de gás mais sustentável, capturando emissões prejudiciais de metano.
A A.P. Moller - Maersk tem como meta transportar no mínimo 25% da carga oceânica utilizando combustíveis verdes até 2030. Esse navio porta-contêineres movido a metanol, com capacidade de 2.100 TEUs, é um marco importante para a empresa em direção à renovação gradual de toda a frota, visando operar exclusivamente com combustíveis verdes.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.