ZIM e Shell concluem o primeiro abastecimento de navio com GNL
A ZIM e a Shell anunciou hoje, segunda-feira (27), o primeiro abastecimento bem-sucedido do navio porta-contêineres ZIM SAMMY OFER com gás natural liquefeito (GNL). O navio foi abastecido em Kingston Freeport Terminal Limited (KFTL) em 26 de março de 2023. A Autoridade Marítima da Jamaica apoiou a Shell e a ZIM na viabilização do abastecimento de GNL na Jamaica.
“Estamos orgulhosos de poder oferecer e promover o abastecimento de GNL na Jamaica”, disse o contra-almirante Peter Brady, diretor-geral da Autoridade Marítima da Jamaica. “A descarbonização da indústria naval é crítica e, estando prontamente disponível hoje, o GNL é uma parte fundamental da transição para combustíveis marítimos mais limpos. Essa oferta não apenas aumentará os negócios locais, mas também incentivará as empresas a adotar soluções sustentáveis”.
Esta foi uma operação marcante por vários motivos:
- É a primeira operação de abastecimento de GNL em águas jamaicanas
- O ZIM SAMMY OFER é o primeiro de uma série de dez porta-contêineres de 15.000 TEU GNL de combustível duplo que a ZIM planeja implantar em sua linha comercial ZCP.
- Para essas embarcações, a ZIM assinou recentemente um contrato de compra e venda de GNL marítimo de dez anos com a Shell.
David Arbel, ZIM EVP COO, declarou: “O abastecimento seguro e eficiente de GNL da ZIM SAMMY OFER é uma grande conquista para todas as partes envolvidas. Este é o primeiro navio em nossa crescente frota movida a GNL que permitirá que o ZIM seja mais eficiente em termos de carbono e custos, melhorando assim nossa posição competitiva, particularmente na Ásia estratégica para o comércio USEC, e permitindo que os clientes reduzam sua pegada de carbono.
Equipados com motores de dois tempos ME-GI (tipo M, injeção de gás controlada eletronicamente), os navios de combustível duplo GNL da ZIM têm um deslizamento de metano insignificante de cerca de 0,2%, uma prova do compromisso da ZIM de descarbonizar sua frota.
Tahir Faruqui, gerente geral, chefe de Downstream LNG da Shell, disse: “Este abastecimento histórico concluído com segurança em colaboração com a ZIM e a Autoridade Marítima da Jamaica expande nossa rede de abastecimento de GNL para o Caribe. Com cada novo local de abastecimento adicionado à nossa pegada, estamos demonstrando o GNL como o combustível de menor carbono disponível em escala hoje, permitindo que o setor de transporte marítimo comece a descarbonizar. Kingston, Jamaica, é um novo local de abastecimento de GNL para a Shell, expandindo sua rede global de abastecimento de GNL para 16 locais, em 11 países. Até o momento, a Shell já realizou mais de 1.000 operações seguras de abastecimento navio a navio para seus clientes”.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.