DCSA, BIMCO, FIATA, ICC e SWIFT formam a Future International Trade Alliance

Como membro fundador da Digital Container Shipping Association (DCSA), a MSC congratula-se com a criação da Future International Trade (FIT) Alliance, que reúne cinco associações líderes do setor em um compromisso de padronizar o comércio digital. Cofundada conjuntamente em 15 de fevereiro de 2022, por meio da assinatura de um memorando de entendimento, a Aliança reúne os nove membros da DCSA, BIMCO, FIATA (International Federation of Freight Forwarders Association), ICC (International Chamber of Commerce) e SWIFT (líder mundial no fornecimento de serviços de mensagens financeiras), um marco significativo na jornada contínua da DCSA para uma maior digitalização dos padrões de tecnologia de transporte de contêineres.

Todas as mãos no convés - Esses principais players do setor estavam em ação nos bastidores desde o início de 2021 por meio de um grupo de trabalho destinado a alinhar uma visão conjunta. Agora formalmente estabelecida, a FIT Alliance pretende facilitar a aceitação e adoção de conhecimentos de embarque eletrônicos (eBL) em todo o setor, inclusive por bancos, reguladores e seguradoras.

A Aliança também cooperará no desenvolvimento de padrões relevantes. Trabalhando coletivamente, planeja gerar conscientização sobre a importância de processos de dados compartilhados e interoperáveis e condições legislativas em toda a comunidade de transporte marítimo. Em última análise, espera acelerar a digitalização, tornando o envio de ponta a ponta mais eficiente, mais direto e seguro para todos.

A MSC tem sido uma defensora da digitalização no setor de transporte marítimo. Consciente de que apenas uma abordagem coletiva em todo o setor garantirá que isso aconteça de maneira mais eficaz, André Simha, Diretor Global de Digital e Inovação da MSC e Presidente da DCSA, está muito satisfeito por ter se envolvido na formação da nova Aliança.

“A MSC acredita que, para que a digitalização funcione da melhor maneira possível, todos precisam estar a bordo, trabalhando lado a lado, estabelecendo uma linguagem comum, definida por toda a indústria. Não começa e termina apenas com contêineres; precisamos analisar toda a jornada e criar as melhores práticas que funcionem para nossos clientes em toda a cadeia de suprimentos. Ao reunir tantas associações comerciais importantes, a FIT Alliance representa um grande passo à frente e estou animado para ver os benefícios que essa colaboração trará”, explicou André.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.