Gustavo Paschoa é nomeado CEO da Mercosul Line para impulsionar o crescimento da navegação costeira no Brasil
Novo CEO descreve as principais estratégias para o futuro da cabotagem no Brasil
A Mercosul Line, empresa brasileira de navegação do Grupo CMA CGM, nomeou Gustavo Paschoa como seu novo CEO. Com mais de 25 anos de experiência em navegação e logística, Paschoa assume a função com o desafio de expandir ainda mais o uso da cabotagem no Brasil, como um modo estratégico de transporte para otimizar e tornar as cadeias de suprimentos do país mais sustentáveis.
“O Brasil é um país continental que atualmente não utiliza tanto seu litoral quanto poderia para movimentar cargas pelo país, com a cabotagem representando apenas 3% da matriz de transporte. Esse modal de transporte é quatro vezes mais eficiente em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação ao modal rodoviário. Aumentar o uso da cabotagem é essencial não apenas para descarbonizar nossas operações, mas também para melhorar a competitividade logística do país”, enfatiza Paschoa . A cabotagem também é mais segura em comparação a outros modais de transporte, com uma taxa de acidentes com cargas até dez vezes menor.
Pioneiro no uso de combustíveis alternativos, o CMA CGM Group investiu significativamente em pedidos de 131 embarcações capazes de usar energias de baixo carbono (biometano, biometanol e combustíveis sintéticos), que estarão operacionais até 2028. O CMA CGM Group também está trabalhando junto com fornecedores de energia para desenvolver instalações de produção e cadeias de fornecimento para esses combustíveis.
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