Norsul estreia no mercado de logística multimodal

Com 58 anos de história, a empresa é uma das líderes em navegação privada no Brasil

A Norsul, empresa brasileira com tradição em navegação de Longo Curso e Cabotagem, se transforma para atender seus clientes na multimodalidade, diversificando os meios utilizados para transporte de cargas através de soluções logísticas inovadoras, no intuito de apoiar ainda mais o supply chain dessas organizações. Como uma das líderes em navegação privada no país, a instituição expande agora com o objetivo de entregar a mesma excelência do core business aos novos serviços.

Com 970 viagens entre navios e comboios oceânicos, a Norsul transportou um total aproximado de 18 milhões de toneladas de cargas em 2020 e encerrou o ano com faturamento de 1,2 bilhões de reais.

"Estamos organizando a casa desde 2020 para dar mais esse passo na história da Norsul, entendendo as necessidades de nossos clientes e também as oportunidades no mercado de logística nacional que podemos suprir expandindo nossa atuação para além do mar", explica Angelo Baroncini, Diretor-Presidente da empresa. A organização passa a atuar nos modais ferroviário e rodoviário, armazenagem de cargas e projetos especiais, fazendo a logística integrada, de ponta a ponta. Ou seja, cuidando de todas as etapas do processo de transporte de carga.

Dentro da multimodalidade, a Norsul busca se destacar nos segmentos Arco Norte (grãos e fertilizantes) e Óleo e Gás (granel líquido) e cargas de projeto, além da navegação em contêineres e terminais multipropósito. A gestão logística passa a ser um importante viés de atuação da empresa, que visa ampliar os serviços especialmente nas regiões de Norte e Nordeste, Sul e Sudeste do país. Os novos modais serão desenvolvidos considerando a responsabilidade social e ambiental, tidos como um dos principais valores da empresa.

Criada em 1963, através da navegação a Norsul transporta itens como minérios, cimento, biocombustíveis e mercadorias do agronegócio, bens de capital, além de produtos siderúrgicos celulose e madeira, entre outros. É a maior companhia privada do segmento desde 1997, além de ser a primeira em quantidade de embarcações. Somando os navios afretados a empresa possui capacidade total acima de 500 mil toneladas de porte bruto. No Brasil, as bases de apoio estão nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

Trata-se da primeira companhia de navegação brasileira 100% carbono neutro no segmento de Cabotagem. A conquista foi possível através do Programa Carbono Neutro Norsul, que funciona por intermédio de créditos de carbono gerados a partir de atividades de conservação na Floresta Amazônica brasileira, com o objetivo de reverter a tendência de desmatamento e evitar a degradação da cobertura vegetal de forma que todos ganham: planeta, comunidades locais, empresa, clientes e parceiros.

Ao comprar créditos, a marca investe na redução do desmatamento, apoiando a conservação de estoques de carbono e incentivando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. A Biofílica, líder no desenvolvimento de projetos de carbono florestal, é a parceira da Norsul responsável por viabilizar esse processo. Desde janeiro de 2020, a Norsul neutraliza todas as emissões de carbono de seus transportes e manterá esse compromisso nas operações terrestres também.

"Esta iniciativa beneficia vários públicos como colaboradores da Norsul, Biofílica, comunidades locais que vivem nas áreas conservadas na Amazônia e também nossos clientes, que contam com uma vantagem competitiva única ao escolherem a companhia, uma vez que todas as viagens de transporte de cargas têm a garantia de ser carbono neutro", destaca Baroncini, reforçando o propósito da marca em criar coisas boas para o mundo e o comprometimento com as pessoas e o meio ambiente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.