Líbia reabre portos para exportação de petróleo

Após o fechamento por a conflitos e ataques, o país retoma lentamente as atividades portuárias

A Líbia vem negociando a reabertura dos dois maiores portos do país, terceiro no mundo em movimentação de petróleo, devastado em conflito. Com o apoio das Nações Unidas, o governo ocidental de Trípoli declarou oficialmente na mídia que vinha negociando com os grupos armados que detêm o controle dos portos de Ras Lanuf e Es Sider para reiniciar as exportações a partir dos terminais dos dois portos, cuja capacidade combinada chega a 600.000 barris por dia (bpd).

Os portos haviam sido fechados em 2014 devido a uma disputa entre facções do país, assim como Zawiya e Zueitina, também importantes para o fluxo comercial da Líbia.

A notícia da reabertura dos portos do lado ocidental chega justamente no momento em que a companhia nacional de petróleo da Líbia (NOC) chegou a um acordo de fusão com uma empresa de energia estabelecida pelo governo rival, do lado oriental do país. O acordo assinado entre as duas entidades no início de julho vai permitir que a NOC retome o foco na recuperação da indústria petrolífera, devastada em conflitos, de acordo com o chairman da companhia, Sanalla Ibrahim.

“Recentemente, ouvimos rumores de que os portos de Ajdabiya seriam reabertos. Após a unificação da NOC, a abertura dos portos e o aumento da produção são nossas prioridades absolutas”, disse Sanalla em uma entrevista publicada no site da própria empresa.

A produção de petróleo da Líbia caiu para enos de 350.000 bpd por conta do turbilhão político e dos conflitos bélicos ocorridos no país desde 2011. Antes disso, o país chegava a 1,6 milhões de bpd.

Ainda no Oriente Médio, o Basra Oil Terminal, ao sul do Iraque, está retomando suas operações, suspendidas no fim de semana após o vazamento de um duto. Esperam-se atrasos de até 11 dias para atracação no terminal, como resultado do vazamento, mesmo não tendo sido afetado o carregamento de petróleo bruto nos pontos únicos de atracação.

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