Porto Itapoá registrou aumento na movimentação de carga em 2015

Em quatro anos de operação, Itapoá vai ganhando espaço como um dos principais portos de cargas conteinerizadas do país.

As operações de cabotagem lideraram o crescimento da movimentação do Porto Itapoá, localizado no Norte de Santa Catarina, no ano de 2015. O porto chegou a registrar 14,5% de aumento no volume total de cargas no ano, somando 548.463 Teus de movimentação. A evolução ocorreu tanto no segmento de longo curso, com crescimento de 18,6%, quanto no de cabotagem, em que o acréscimo foi de 38%. Houve recuo nas operações de transbordo, da ordem de 7,3%.

A direção do Porto Itapoá mostrou satisfação com o desempenho do porto, que, mesmo diante da crise, consolidou a posição como um dos mais importantes portos de cargas conteinerizadas do Brasil em pouco mais de quatro anos de operação. Desde o início do último trimestre de 2015, a Direção de Itapoá previa a possibilidade de garantir uma performance positiva para o ano, visto que, em outubro, o terminal havia batido o seu recorde mensal de movimentação de carga, com 56 mil Teus movimentados no mês.

Patrício Junior, Presidente do Porto Itapoá, afirma que “o Terminal tem se destacado não apenas nas crescentes movimentações, mas tem conquistado seu espaço num ambiente de intensa competividade, o que é excelente para o desenvolvimento do País, que valoriza o empreendimento mais eficiente e de melhor performance".

No ano passado, coube a Itapoá fazer o primeiro embarque de carne bovina brasileira para a China, após o acordo bilateral firmado entre os dois países. Também no mesmo ano, foi instalada uma unidade do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dentro do terminal, permitindo a redução em 50% no tempo de liberação de cargas.

Além disso, teve início em Itapoá o sistema que permite a pesagem das cargas no próprio levante do RTG (guindaste utilizado para movimentar os contêineres dentro do pátio do terminal), garantindo mais economia de tempo, segurança e eficiência às operações. Itapoá é o primeiro terminal da Região Sul do Brasil a oferecer o sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.