Caterpillar fornecerá locomotivas elétricas a bateria para a Union Pacific

A Caterpillar anunciou que a Union Pacific Railroad comprará dez locomotivas elétricas a bateria da Progress Rail, uma empresa da Caterpillar. A compra faz parte do maior investimento em tecnologia de bateria elétrica por uma ferrovia de grande porte nos Estados Unidos. “Temos o prazer de fornecer nossas locomotivas EMD Joule para a Union Pacific, representando nosso maior pedido de locomotivas elétricas a bateria até hoje”, disse o presidente mundial e CEO da Caterpillar, Jim Umpleby. “Na Caterpillar, continuamos a investir em novos produtos, tecnologias e serviços para apoiar nossos clientes na transição energética, ajudando-os a atingir suas metas relacionadas ao clima à medida que constroem um mundo melhor e mais sustentável.”

As locomotivas, que não usam combustível e emitem zero emissões de escape, serão testadas em pátios ferroviários na Califórnia e Nebraska, ajudando a identificar as capacidades e os desafios das locomotivas para uma implantação mais ampla.

O CEO da Union Pacific, Lance Fritz, disse que a ferrovia “está comprometida com ações que reduzam a pegada ambiental da Union Pacific enquanto trabalha em direção ao objetivo final de atingir zero emissões líquidas até 2050”. Ele acrescentou que “esses investimentos contribuirão para desenvolver ainda mais essa importante tecnologia e fornecer benefícios para todo o setor”.

As locomotivas serão fabricadas na fábrica da Progress Rail em Muncie, na Indiana, EUA. As primeiras unidades chegarão ao destino de operação no final de 2023, com entrega completa prevista para o início de 2024.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.