Brado abre novas possibilidades de logística com operações multimodais
Eletrodomésticos, pneus, e materiais de construção, como pisos e tintas, além de produtos de consumo diário como alimentos e bebidas. Todos esses produtos são transportados pela Brado, em contêineres pela ferrovia, para abastecer o mercado de consumo da região Centro-Oeste. Uma rota estratégica entre Sumaré (SP) e Anápolis (GO) agora oferece uma nova oportunidade para indústrias localizadas no Sudeste e Sul do país enviarem produtos para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A estratégia de movimentar bens de consumo por ferrovias, implementada pela Brado nos últimos anos, representa uma inovação significativa no setor. Enquanto tradicionalmente as ferrovias eram utilizadas para transportar grandes volumes de um único produto, como grãos, minérios e combustíveis, a Brado identificou uma oportunidade de diversificar suas operações e oferecer opções logísticas para clientes de diversos setores.
Mariana Carnevalli, gerente comercial da carteira de bens de consumo da Brado, destaca que a opção multimodal democratiza o acesso à ferrovia, permitindo que empresas com fluxos menores também se beneficiem desse modo de transporte. A sustentabilidade é um ponto forte da solução, com a Brado oferecendo aos clientes a calculadora de emissões de CO2 chamada Green Log. Essa ferramenta permite calcular as emissões evitadas ao escolher soluções multimodais, resultando em benefícios ambientais tangíveis. No último ano, os clientes do segmento de bens de consumo deixaram de emitir cerca de 11 mil toneladas de CO2 ao optar pelo transporte ferroviário.
Outras vantagens para os clientes incluem a possibilidade de estoque em trânsito, proporcionando flexibilidade para atacadistas e distribuidores, além de uma maior segurança das cargas. O transporte em contêineres oferece proteção adicional aos produtos, reduzindo perdas, furtos e acidentes. Consequentemente, há uma diminuição nos custos de seguro das cargas, tornando-se um fator competitivo indireto.
A eficiência operacional também é otimizada pela capacidade da ferrovia de transportar grandes volumes de carga de uma só vez, melhorando a logística de distribuição. O sucesso crescente da Brado nesse setor, evidenciado pelo aumento significativo no número de contêineres movimentados anualmente, destaca a eficácia da abordagem multimodal da empresa no transporte de bens de consumo.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.