SCHOTTEL adquire participação majoritária na elkon

A especialista alemã em propulsão SCHOTTEL e a especialista turca em integração de sistemas elétricos marítimos elkon operarão, no futuro, como parceiras no mercado marítimo. O contrato para a compra da participação majoritária na elkon pela holding SCHOTTEL Industries GmbH foi assinado em Istambul e anunciado na feira Nor-Shipping em Oslo, Noruega. 

Com a aquisição, a SCHOTTEL pretende se fortalecer ainda mais do ponto de vista estratégico: "Com a elkon como renomado e altamente bem-sucedido fornecedor de engenharia de sistemas de energia elétrica, projeto e integração para embarcações, seremos capazes de alcançar nosso objetivo", explica Stefan Kaul, Gerente Geral da SCHOTTEL GmbH. "Expandiremos nosso portfólio de maneira a incluir tudo o que diz respeito à geração, distribuição, armazenamento e gerenciamento de energia elétrica a bordo de embarcações. A SCHOTTEL passa a ser um fornecedor completo de sistemas de propulsão elétrica e ecológica."  

Híbrido, STARNAV opta por sistema SCHOTTEL SYDRIVE-M

No escopo geral de ambas as empresas, os conceitos de propulsão energeticamente eficientes, hibridização e eletrificação são agora oferecidos de forma complementar. Existe uma sobreposição particular no campo da hibridização de propulsão, no negócio de novas construções e conversões. Os clientes podem continuar a se beneficiar dos habituais serviços eficientes, profissionais e independentes das duas empresas.

A vantagem para eles está na expansão de ambos os portfólios e na possível implementação de soluções completas para sistemas de propulsão e integração de sistemas. Em ambos os lados, permanece disponível a opção de integrar os respectivos parceiros de mercado.

Ertuğ Yaşar, Diretor Geral da elkon: "Em várias ocasiões do passado, a SCHOTTEL e a elkon já foram individualmente contratadas para projetos. Esses projetos envolviam praticamente todos os tipos de embarcações possíveis, desde rebocadores e balsas, até embarcações offshore. Assim, ambas as empresas desempenham um papel importante no processo de tomada de decisão dos clientes. A longo prazo, as empresas se beneficiarão uma da outra, potencializando ainda mais seus desenvolvimentos, em particular na direção da Propulsão Ecológica."

Maersk Supply Service construirá embarcação pioneira de instalação eólica para Equinor e bp

A elkon dará um importante passo rumo à internacionalização: além do atual foco regional na Europa, em alguns países do mar Cáspio e do Oriente Médio, bem como na América do Norte, os clientes do integrador de sistemas, sediado em Tuzla (Istambul), se beneficiarão do alcance global da rede SCHOTTEL. A empresa dispõe de mais de 170 engenheiros de serviço, bem como de pontos de serviço em todos os importantes centros marítimos do mundo.

A SCHOTTEL assumirá a participação majoritária na elkon a partir da associação de investimento familiar Vera Capital; a participação minoritária permanecerá com os engenheiros seniores e a gerência da elkon. A elkon passará a ser uma subsidiária legalmente independente da SCHOTTEL Industries GmbH, uma holding que, além da SCHOTTEL GmbH, já inclui empresas dos setores da automação e tecnologia de caixas redutoras.

A previsão é de que a aquisição entre em vigor nos próximos meses, após a revisão das autoridades legais. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.