Maersk Supply Service construirá embarcação pioneira de instalação eólica para Equinor e bp

Desde 2019, a Maersk Supply Service vem desenvolvendo um conceito inovador para a instalação de turbinas eólicas offshore, usando um novo design para um navio de instalação eólica. Este método de ponta será 30% mais eficiente do que o uso de embarcações jack-up convencionais devido às capacidades exclusivas de alimentação do navio de instalação eólica. Apoiando o investimento da nova construção, a Maersk Supply Service recebeu um contrato firme com a Empire Offshore Wind, uma joint venture entre a Equinor e a bp, para a instalação dos parques eólicos offshore dos EUA Empire 1 e 2.

Para o transporte e logística, a Maersk Supply Service fez uma parceria com a Kirby Offshore Wind, uma subsidiária da Kirby Corporation, uma das maiores operadoras de barcaças offshore e rebocadores dos EUA, que fornecerá o spread da barcaça alimentadora em conformidade com o Jones Act.

"Ao assinar este contrato com a Equinor e a bp, estamos prontos para investir no primeiro navio de instalação eólica da Maersk Supply Service e estabelecer firmemente a Maersk Supply Service como uma empreiteira eólica offshore. A energia eólica offshore continua a desempenhar um papel cada vez mais importante para a Maersk Supply Service – tanto eólica flutuante quanto fixa no fundo. Com nosso legado de gerenciamento de projetos complexos e operações em águas ásperas, a experiência e os recursos da Maersk Supply Service são compatíveis com a indústria eólica offshore”, diz Steen S. Karstensen, CEO da Maersk Supply Service.

Maersk Supply Service lança nova empresa de carregamento elétrico offshore

O conceito de instalação combina um novo projeto de Wind Installation Vessel com um sistema patenteado de transferência de carga que permitirá a transferência segura de carga. O conceito utilizará dois rebocadores e barcaças recém-construídos para transportar os componentes da turbina eólica para o local de instalação, enquanto o próprio navio de instalação eólica permanecerá no local para realizar instalações sucessivas. Os rebocadores e barcaças serão construídos e operados nos EUA pela Kirby Offshore Wind, em conformidade com a Lei Jones. Os rebocadores e barcaças recém-construídos criarão ainda mais oportunidades de emprego para os cidadãos dos EUA - tanto durante a fase de construção da embarcação quanto nas operações subsequentes da Equinor e da bp.

O navio de instalação eólica será construído em Cingapura pela SembCorp Marine, com a cerimônia de corte de aço marcada para o quarto trimestre de 2022. As unidades de elevação, sistema de transferência de carga e guindaste serão fornecidos pela NOV, e o trabalho de projeto foi apoiado pela sociedade de classe ABS . A entrega da embarcação nas águas dos EUA está prevista para 2025. A Empire Wind é um projeto de desenvolvimento eólico emblemático nos EUA para o estado de Nova York e a Maersk Supply Service tem orgulho de apoiar a Equinor e a bp na construção desses projetos.

“A nova solução de alimentação equipa a Maersk Supply Service com uma metodologia que garante uma instalação radicalmente mais eficiente, o que, por sua vez, permitirá que os desenvolvedores liberem suas cadeias de suprimentos mais rapidamente e levem a uma geração de receita mais rápida de seus parques eólicos. Tudo isso contribuirá para reduzir os custos nivelados da energia eólica offshore. A solução também é menos dependente do clima, permitindo a instalação durante todo o ano. A metodologia do alimentador foi projetada internamente e patenteada pela Maersk Supply Service e é um verdadeiro crédito para a inovação e o trabalho árduo das equipes envolvidas”, diz Jonas Munch Agerskov, diretor comercial da Maersk Supply Service.

Com a posição de liderança da A.P.Møller-Maersk em metanol verde, a Maersk Supply Service e a Kirby Offshore Wind estão procurando tornar possível que o Wind Installation Vessel, rebocadores e barcaças operem com combustíveis neutros para o clima.

A escalda da Maersk para a produção de metanol verde

Este é o primeiro investimento de nova construção da Maersk Supply Service dedicado inteiramente à indústria eólica offshore. Com isso, a empresa faz um avanço significativo na transição para se tornar uma grande empreiteira em energia eólica offshore, uma indústria que deve crescer substancialmente nas próximas décadas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.