DNIT anuncia início das obras de dragagem do Rio Amazonas no segundo semestre
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou besta quarta-feira (19/06) que iniciará as obras de dragagem das áreas críticas do Rio Amazonas no segundo semestre deste ano. Este esforço é fundamental para garantir o transporte seguro e eficiente de passageiros e cargas na região.
As obras, que seguirão o Plano Anual de Manutenção de Dragagem e Sinalização Náutica, serão realizadas por uma empresa contratada para um período de cinco anos. A dragagem visa manter a navegabilidade do rio Amazonas durante todo o ano, assegurando que as vias fluviais estejam em condições ideais para o tráfego constante de embarcações.
A manutenção contínua das áreas críticas através da dragagem é essencial não apenas para a segurança da navegação, mas também para a economia local e nacional. O Rio Amazonas é uma das principais rotas de transporte para diversas comunidades e cidades da região, além de ser um corredor vital para o escoamento de produtos brasileiros para o mercado internacional.
Segundo o DNIT, o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2024. O contrato com a empresa vencedora da licitação incluirá, além da dragagem, a sinalização náutica necessária para garantir a segurança das operações no rio.
A dragagem das áreas críticas do Rio Amazonas é parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura de transporte do país, refletindo o compromisso do governo federal com o desenvolvimento sustentável e a integração das regiões Norte e Centro-Oeste ao restante do Brasil.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.