Exportação de Grãos nos Portos da Amazônia Bate Recorde em 2023: Setor Cresce 22%

O ano de 2023 foi marcado por um aumento significativo na exportação de grãos nos portos da Amazônia, com números impressionantes registrados. De acordo com dados divulgados pela Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), o setor alcançou uma quantidade superior a 51 milhões de toneladas, representando um crescimento de cerca de 22% em comparação com o ano anterior.

Essa expansão acompanha a tendência de crescimento nacional, conforme destacado pelo Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que anunciou um aumento de 29,4% no volume de soja e milho exportados em relação ao ano anterior.

"Apesar das condições climáticas desafiadoras em nossa região, conseguimos aumentar nossa participação para 37% do total de granéis agrícolas exportados pelo Brasil, em comparação com os 34% registrados em 2022", observa Flávio Acatauassú, presidente da AMPORT.

Os dados da associação ressaltam o potencial de crescimento da atividade nos próximos anos na região da Amazônia, destacando a importância de investimentos por parte do Governo Federal. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimentos de R$ 14,5 bilhões em novos arrendamentos de complexos portuários entre 2023 e 2026.

Além dos investimentos do PAC, está previsto um montante de R$ 639 milhões em 2024 para melhorias em portos e hidrovias, visando aprimorar o escoamento da safra brasileira de grãos. Para Acatauassú, essas melhorias têm o potencial de elevar ainda mais a produtividade do setor.

Atualmente, os portos de Itacoatiara, Santarém, Santana, Barcarena e São Luiz têm capacidade para exportar mais de 58 milhões de toneladas de granéis vegetais por ano, com planos ambiciosos de atingir 100 milhões anualmente até 2030.

"Essa projeção visa atender à demanda crescente do mercado. O Brasil é uma referência global em exportação, e é crucial continuarmos crescendo de forma estratégica e sustentável para manter o impulso ascendente que temos testemunhado nos últimos anos", complementa o presidente da AMPORT.

Entre os estados que compõem o Arco Amazônico, destaca-se o Pará, especialmente pela infraestrutura do complexo portuário de Barcarena. Sua localização estratégica proporciona maior profundidade para as embarcações, permitindo o transporte de volumes ainda maiores para o mercado internacional.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.