Imbituba dobrou os volumes de janeiro

Na comparação com os resultados do mês em 2015, o Porto de Imbituba registrou mais de 100% de crescimento

O relatório semanal publicado pela Datamar destaca o aumento da movimentação no Porto de Imbituba em janeiro de 2016, que ultrapassou o dobro do volume de cargas registrado no primeiro mês do ano anterior. Passaram pelo porto somente neste último mês 411 mil toneladas em mercadorias, contrastando com as 202 mil toneladas alcançadas em 2015.

A navegação de exportações de longo curso respondeu por metade das operações de janeiro, demonstrando o grande destaque para as exportações, o que foi confirmado pelo governador do estado de Santa Catarina: segundo Raimundo Colombo, a alta do dólar teve grande impacto na competitividade das empresas no mercado internacional e impulsionou a movimentação portuária, menciona o relatório Datamar. 

As importações pelo Porto de Imbituba somaram 156 mil toneladas, ficando a cabotagem (embarque e desembarque) com 56,7 mil toneladas. 

O porto movimentou especialmente granéis sólidos e líquidos, que somaram 382 mil toneladas, além de 1436 contêineres, contendo 25,9 mil toneladas de carga e mais 7,1 mil toneladas em carga geral.


2016_02_04_imbituba_grafico

Desde que a SCPar Porto de Imbituba assumiu a administração do Porto, em 2012, esta foi a maior movimentação registrada em um mês de janeiro. Entre as principais cargas movimentadas, estão os granéis agrícolas, como milho e trigo, e os granéis minerais.

Em outubro de 2015, Imbituba realizou obras de expansão e dragagem que permitiram a atracação de navios com capacidade para movimentar até 9.000 TEUs ou 80.000 toneladas de granéis.

O porto está localizado numa enseada aberta, abrigada por um molhe de 850m e movimenta principalmente açúcar, arroz, barrilha, bobinas de aço, cargas de projeto, contêineres, coque, clínquer, fertilizantes, grãos agrícolas, hulha betuminosa, produtos congelados e sal.

Consulte os operadores portuários de Imbituba no Guia Marítimo.

DatamarWeek é um relatório semanal publicado por Datamar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.