Marinha autoriza navegação com aumento do calado no canal Grande do Curuá
A Marinha do Brasil autorizou, dia 06 de janeiro, por meio da Portaria nº 07/Com4ºDN, em caráter experimental, a navegação de navios com calado de 11,90 metros no canal Grande do Curuá, principal acesso ao Rio Amazonas, integrante da região da Barra Norte. A navegação, com o calado de 11,90 metros, acontecerá de forma programada e crescente: serão duas passagens com calado de 11,75m; duas de 11,80m; cinco passagens de 11,85m e cinco passagens de 11,90m.
De acordo com o Art.3º, após essas quatorze passagens de navios o Comando avaliará o aumento de calado de forma definitiva.
O aumento do calado, de 11,70 metros para 12,50 metros, no canal da Barra Norte, é um dos temas defendidos pela ATP - Associação de Terminais Portuários Privados, que reconhece esse aumento experimental, de 0,2 metros, como um avanço importante para o setor. Isso porque algumas milhares de toneladas de capacidade extra fazem toda diferença na geração de receita, que pode ser um combinado de aumento da produtividade, redução de viagens de retorno, melhoria na utilização do porte bruto da embarcação e redução do tempo de manuseio. Vale ressaltar, também, que quanto maior for a dimensão da partida de carga, menores serão os custos unitários da operação, existindo um claro incentivo para a expedição de grandes quantidades.
A região da Barra Norte é rota de escoamento da safra de grãos e de minério, principalmente do Centro-Oeste, e registra aumento anual do volume transportado, impulsionado pelos recordes na produção de soja e milho.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.