Novembro tem recorde mensal de contêineres em 41 anos de funcionamento do Porto de Suape

Principal porto do Norte/Nordeste na movimentação de contêineres, Suape bateu recorde no mês de novembro, alcançando 43.505 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), a melhor marca mensal da história do porto, em seus 41 anos. Novembro também registrou o maior percentual de crescimento do ano. No comparativo com o mesmo mês de 2018, o aumento foi de 15%. No acumulado de 2019, Suape registra 433,7 mil TEUs, número 5% maior do que o apurado no período de janeiro a novembro do ano passado, quando foram movimentados 412.412 TEUs.

A curva de crescimento mostra um cenário bastante positivo para encerrar o ano com recorde na movimentação deste tipo de carga. A melhor marca foi atingida em 2017, quando Suape fechou o ano com mais de 464 mil TEUs. No cenário nacional, o atracadouro pernambucano continua na 4ª posição entre os portos públicos com maior movimentação de carga conteinerizada.

“O crescimento na movimentação de contêineres só reforça o potencial de Suape ser um hub para o Norte/Nordeste. O Governo do Estado está trabalhando fortemente para alcançar esse objetivo e, por isso, na semana passada estivemos no Panamá buscando ampliar o fluxo de negócios entre o país e Pernambuco, priorizando estreitar o vínculo comercial marítimo com um dos equipamentos mais importantes do mundo na área portuária. Acreditamos que Suape vai desempenhar um papel de proeminência e de relevância no que vai acontecer nos próximos anos no comércio exterior, especialmente na rota Ásia-Brasil”, comemora Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape.

Os principais produtos transportados dentro de contêineres de janeiro a novembro foram os plásticos (894 mil toneladas); cereais (384 mil toneladas); ferro fundido e aço (248 mil toneladas); gesso, cal e cimento (245 mil toneladas), e bebidas alcóolicas (150 mil toneladas).

A cabotagem é a principal navegação das mercadorias conteinerizadas no Porto de Suape. Os embarques e desembarques, de janeiro a novembro, somaram 340.295 TEUs. Já a importação foi responsável por 68.764 TEUs, seguida da exportação com 24.649 TEUs.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.