Porto de Imbituba volta a ter conexão internacional após quatro anos com a chegada da CTM e Santos Brasil

A Santos Brasil acaba de fechar um contrato com a CTM - Corporación de Transportes Marinos, um armador panamenho representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil. A partir de agosto, o terminal de contêineres de Imbituba (SC) receberá uma nova linha de navegação. Com essa conexão, o Porto de Imbituba, que já opera um serviço de cabotagem semanal, retoma uma linha internacional após quatro anos.

O serviço terá início com o navio X-press Moy, que fará escalas a cada três semanas em Imbituba. Quando atingir sua capacidade máxima, a CTM planeja adicionar o MV Theodor como segundo navio da rota. No primeiro semestre de 2023, essas duas embarcações realizaram três viagens ao Brasil, tendo como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba. Esses portos também funcionam como Hub-Ports para a América Central e o Caribe. Nos últimos embarques, foram transportados principalmente alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, milho, produtos congelados e materiais de higiene pessoal e limpeza.

O Porto de Imbituba é gerenciado pelo Estado de Santa Catarina, por meio da SCPar. A última linha de longo curso operou entre 2017 e 2019. O retorno de uma conexão internacional é motivo de comemoração para o governo estadual.

"É muito importante para nós receber essa nova linha em Imbituba, que não tinha novas operações internacionais desde 2019. Esse interesse por Santa Catarina reforça nossa decisão de dar protagonismo ao setor portuário", afirmou o governador Jorginho Mello, que, em sua gestão atual, criou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf).

"Hoje demos um passo realmente importante para o desenvolvimento do comércio exterior na região sul de Santa Catarina, beneficiando os exportadores que utilizam esse modal", acrescentou Beto Martins, secretário da Spaf.

Segundo Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Imbituba oferece vantagens comerciais e operacionais em comparação com qualquer outro porto da região Sul do Brasil, proporcionando um serviço com menor custo e tempo de operação.

Para Rafael Rodrigues, diretor executivo da Poseidon Container Shipping, a parceria com a Santos Brasil para operações no Tecon de Imbituba possibilitará muitos negócios com os exportadores que embarcarem pela CTM através desse porto. "A recepção positiva do Governo do Estado de Santa Catarina também nos motiva a realizar esse trabalho importante", completou Rafael.

O Tecon Imbituba está estrategicamente localizado no centro da região Sul do país, equidistante das capitais Curitiba e Porto Alegre, e muito próximo a Florianópolis. Inserido em um dos principais polos industriais e portuários do país, o terminal tem fácil acesso rodoviário (pela BR-101), ferroviário e marítimo. Além disso, o terminal se beneficia por estar em um porto de águas profundas e abrigado, capaz de receber os maiores navios que já começam a acessar a costa brasileira, sem restrições de calado ou condições climáticas adversas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.