Porto do Açu expande portfólio e realiza primeira exportação de ferro gusa
Volume de 36 mil toneladas tem como origem guseiros de Minas Gerais
Pela primeira vez, o Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), realizou exportação de um carregamento de ferro gusa (pig iron), expandido o portfólio crescente de novas cargas movimentadas pelo Terminal Multicargas (T-MULT), assim como de novos clientes atendidos. O carregamento de 36 mil toneladas tem como origem a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e seu destino é a China, importante parceiro comercial do Porto do Açu.
Para o Gerente Comercial da Porto do Açu Operações, Filipe Segantine, a nova carga reforça o Porto do Açu como alternativa logística para a Região Sudeste, em especial para o mercado de Minas Gerais. “A entrada do Açu na rota de exportação de ferro gusa é muito positiva para a cadeia logística no Sudeste, pois aumenta o equilíbrio da matriz de cargas de importação e exportação, otimiza o fluxo logístico e traz redução de custos para todos os clientes. Como iniciativa privada, nós temos condições de atender as necessidades específicas de cada cliente, entendendo cada demanda, tipos de cargas e planejando da melhor forma cada nova parceria”, declarou.
A operação foi concluída com uma média de embarque de 15,3 mil toneladas/dia, resultado acima do mercado. “A expertise dos profissionais que atuam no terminal, somada ao uso de equipamentos de alta produtividade, possibilitou este ganho operacional. Com o resultado positivo para a primeira operação, o Açu se posiciona como uma nova alternativa para o escoamento desta carga”, afirmou o gerente-geral de Operações da Porto do Açu, Marcelo Patrício.
Em operação desde 2016, o T-MULT já movimentou quase 2 milhões de toneladas, sendo que 65% deste montante teve como origem ou destino o estado de Minas Gerais. Além disso, o terminal já recebeu aproximadamente 118 embarcações e expediu mais de 56 mil carretas.
O terminal está homologado para receber embarcações com calado de até 13,1 metros, o que permite a atracação de navios do tipo Panamax, e conta com 500 metros de cais.
Notícias do dia
-
Marítimo
CEO da CMA CGM Brasil Aborda Pressão por Sustentabilidade na Logística
-
Marítimo
Norsul busca até nos detalhes a diminuição de emissões
-
Portos
Complexo de Suape adota grupos de trabalho, neutralização, eletrificação e outras medidas
-
Portos
Pecém investe em eletrificação, novos combustíveis e descontos para atração de...
-
Marítimo
ONE: Desafios e Inovações na Redução de Emissões na Cadeia de Suprimentos
-
Marítimo
Maersk avança na corrida da descarbonização em todas as frentes de negócios
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.