SUAPE lança selo amigo do oceano para incentivar boas práticas ambientais nos terminais arrendatários

Considerando a importância do oceano e do meio marinho para Suape, a Semana do Meio Ambiente do Complexo Industrial Portuário está com programação voltada para o tema ao longo desta semana (de 7 a 11 de junho). Nesta segunda-feira (07), aconteceu o lançamento do selo anual “Amigo do Oceano” com os representantes dos terminais arrendatários do atracadouro. Na terça (8), data em que é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, haverá a palestra “Oceanos, cultura oceânica e o trabalho portuário”, a ser ministrada por Mônica Ferreira, professora e PhD em ciências ambientais pela Universidade do East Aglia, em Norwich, no Reino Unido. O encontro virtual será restrito aos colaboradores da estatal.

Os eventos estão em consonância com a Década dos Oceanos, movimento mundial que tem a finalidade de unir esforços de todos os setores relacionados ao mar para promover a conscientização em busca da preservação do ecossistema marinho, além de criar as condições necessárias ao desenvolvimento sustentável, com o fortalecimento da gestão de oceanos, ilhas e costas em benefício da humanidade.

“O selo digital, com validade de um ano, será concedido aos terminais comprometidos com os cuidados com o ecossistema marinho e estuarino e com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. É mais uma importante ação para celebrar a Semana do Meio Ambiente e reforçar nosso compromisso de equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação da natureza, incentivando as boas práticas ambientais também entre nossos parceiros”, pontua o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão.

No total, serão avaliados 22 critérios que contemplam a gestão ambiental, incluindo o consumo de água e energia e práticas de combate ao lixo no mar. Ao longo desse mês, os terminais serão formalmente convidados pela administração do porto a pleitear a certificação de sustentabilidade de suas operações. O resultado da concessão do selo de 2021 será divulgado em novembro e os terminais terão até agosto para encaminhar a documentação que preencha esses critérios à administração de Suape, localizado no município de Ipojuca, no Grande Recife.

“2021 tem um apelo importante para os oceanos, pois é o ano em que se inicia a Década dos Oceanos. Suape não poderia deixar de chamar a atenção para o tema, já que, como porto que engloba o setor público e privado, navega em direção à preservação, contribuindo para um meio aquático saudável, resiliente, seguro, sustentável e produtivo”, declara o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti.

A palestra “Oceanos, cultura oceânica e o trabalho portuário”, aberta para todos os colaboradores de Suape, também ocorrerá de forma virtual, das 9h às 10h desta terça-feira (8). “O evento representará uma oportunidade para os colaboradores fazerem uma reflexão acerca dos hábitos que podem ser alterados em defesa da sustentabilidade, tanto no trabalho (enquanto portuários), quanto na vida pessoal, no sentido de contribuir para a melhoria da saúde dos oceanos”, salienta a oceanógrafa de Suape Danielle Mallmann. No mesmo dia, eles serão convidados a assinar o termo “Eu cuido do oceano”, se comprometendo a zelar, diariamente, pela proteção do ambiente marinho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.