Cresce a movimentação de cargas nos terminais portuários privados

Incremento de 9% no primeiro semestre de 2021

Dados apresentados nesta quarta-feira (11) pela diretoria da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), apontou o crescimento na movimentação de cargas nos terminais portuários privados de 9% no primeiro semestre de 2021, com total de 384,3 milhões de toneladas. A movimentação total, nos terminais privados e públicos, alcançou a marca de 591,9 milhões de toneladas movimentadas, o que representa incremento de 9,4%.

Os perfis de carga que mais cresceram em movimentação no período nos TUPs (Terminais de Uso Privado) foram Carga Conteinerizada (+22,9%), Carga Geral (+21,09%) e Granel Líquido (+12,65%), seguidos de Granel Sólido, com movimentação de 219,4 milhões de toneladas, incremento de 5,05%.

O presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa considera relevante o aumento da movimentação de contêineres pelos Terminais de Uso Privado. "Em 2010, os terminais privados eram responsáveis por apenas 10% da movimentação nacional de contêineres. Hoje, 33% da movimentação de contêineres é feita pelos TUPs", ressaltou.

Os terminais privados que mais se destacaram na movimentação de contêineres foram Portonave, que poderá se tornar, até o fim de 2021, o primeiro terminal privado a superar a marca de 1 milhão de TEUs movimentados, a DP World e o Porto Itapoá, com aumento 14,9% e 9,5% em sua movimentação, respectivamente.

O aumento da movimentação de granel líquido nos TUPs também foi expressivo, atingindo alta de 12,65%. Destaques para o Terminal de Angra dos Reis da Transpetro, com a maior movimentação entre os TUPs, com 35,1 milhões de toneladas e aumento de 11,4%, o Terminal Aquaviário de São Sebastião com 26, 5 milhões (+4,14%) e Porto do Açu - TPET/TOIL, com 13,9 milhões de toneladas (+12,16%).

De acordo com Murillo Barbosa os números apresentados destacam o impacto positivo do setor portuário privado para a retomada econômica do país que ainda sente os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Barbosa lembra que o crescimento da movimentação de cargas no primeiro semestre de 2020 foi de 3,8%.

"Nos primeiros seis meses desse ano, a movimentação no setor privado cresceu 9%. Um valor significativo se comparado ao incremento alcançado no mesmo período do ano anterior. Trata-se de mais uma demonstração clara de que o investimento nos TUPs e novas autorizações podem gerar grande retorno em resultados de movimentação e gerar impactos positivos diretos na economia nacional que vive um momento de retomada importante", analisa.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  • M
    denuncie

    Manoel Lemos

    14/08/2022 21:08

    Nosso Brasil com grande extensão agrícola e pecuária é capaz de suprir a demanda alimentícia mundial. Uma política no meio rural com incentivos ao micro e médio produtor remunera os produtos. Temos rios para transposição das águas. 70% a 90% dos hortifruts é água. Somos famintos e nosso povo passa fome. Um kg de tomate a 8,00 e mamão a 6,00 é absurdo.