Porto de Salvador recebe última remessa de trilhos para o trecho II da Fiol
O navio African Hawk, vindo da China, atracou essa semana no Tecon Salvador trazendo a última remessa de trilhos programada para o trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste - FIOL (EF-334), que fará a ligação entre Caetité e Barreiras (Bahia), com aproximadamente 485 quilômetros. De outubro pra cá, o Porto de Salvador recebeu três navios, totalizando mais de 64 mil toneladas de trilhos. O desembarque total desta última etapa, com 17.054 toneladas de peças, está programado para ocorrer no decorrer nos próximos dias. O terminal já atuou em projetos similares, a exemplo de plantas de fábricas do polo industrial de Camaçari e de peças para grandes parques de energia eólica e solar, localizados em diferentes regiões do Brasil.
“Estamos concluindo mais uma operação para um projeto de grande relevância para o estado, que vem oferecendo oportunidades econômicas e sociais para toda a região onde está inserido. A união de dois modais eficientes traz efeitos multiplicadores, potencializa o desenvolvimento da cadeia produtiva e acarreta benefícios para toda a sociedade”, avalia Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador.

Notícias do dia
-
Comércio Exterior
Exportações brasileiras para os EUA desaceleram e desafiam planejamento de empresas...
-
Terminais
TCP ultrapassa recorde de movimentação mensal pela terceira vez em 2025
-
Portos
Movimentação bate recorde nos portos, mesmo após tarifaço
-
Ferroviário
Brado adapta operações à mudança do mercado internacional e fortalece logística do...
-
Logística
O boom da infraestrutura digital impulsiona a demanda por logística especializada, diz...
-
Prêmios e Certificações
Porto Sudeste reafirma compromisso com descarbonização
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.