Terminais da Wilson Sons nas operações de longo curso

Juntos, Tecon Rio Grande e Tecon Salvador ocupam o 4º lugar na modalidade

A Wilson Sons ganha destaque nas operações de longo curso em seus terminais de contêineres, localizados no Rio Grande do Sul, Tecon Rio Grande, e na Bahia, Tecon Salvador. O Tecon Rio Grande ficou em 6º colocado e o Tecon Salvador em 10º na modalidade de navegação com escalas em portos de mais de um país, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Somados os dois, isso representa a 4ª colocação entre os terminais brasileiros.

“O investimento continuado em infraestrutura, como a recém duplicação do cais de atracação, passando a 800 metros lineares e expansão da retroárea, logística 4.0 e equipes especializadas, associados às características singulares de acessibilidade marítima e terrestre, são essenciais para que o Tecon Salvador siga como referência para o mercado. Já são mais de R$ 900 milhões investidos desde que iniciamos as atividades no terminal”, ressalta Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador.

O diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, também comenta o bom desempenho do terminal gaúcho na modalidade de longo curso. “O Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul. Desde o ano passado, passamos a contar com um novo calado apto a receber navios de grande porte. Com localização estratégica e equipamentos de ponta, o Tecon Rio Grande caminha para ser um terminal concentrador de cargas do Cone Sul. Hoje, já recebe as principais linhas marítimas que conectam a região do Mercosul com os mais importantes portos estrangeiros na Europa, Ásia e América do Norte”, finaliza Bertinetti.

Em junho e no primeiro semestre deste ano, o Tecon Salvador registrou o maior volume de contêineres movimentados desde o início das suas atividades, iniciada há pouco mais de duas décadas. O desempenho na movimentação semestral cresceu pelo terceiro ano consecutivo, sendo 155.848, 159.471 e 184.481 TEUs em 2019, 2020 e 2021, respectivamente.

A importação obteve destaque neste semestre superando recorde no mesmo período, com 42.340 TEUs, e também as cargas de transbordo, com 24.538 TEUs. Já a cabotagem, alcançou 38.510 TEUs movimentados, o que representa um crescimento de 20% em relação a 2020. A maior representatividade de cargas no período ficou por conta dos produtos químicos e petroquímicos, polímeros diversos, além de celulose e papel.

Em Junho deste ano, a movimentação de 28.708 TEUs, um crescimento de 6,3%. O transbordo movimentou 3.779 TEUs e a cabotagem 5.671 TEUs, o que representa um crescimento de 8,6% no modal com relação ao ano anterior. O atendimento aos projetos fotovoltaicos e aos segmentos de químicos, petroquímicos, polímeros diversos, além de celulose e papel, foram os grandes destaques.

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador está em fase de nova expansão, com duplicação de cais e retroárea adicional de 30.000m² já concluídos, e conta com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo. Suas atividades dispõem de logística 4.0 e de equipamentos com alta tecnologia, que inclui 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.