Desafios logísticos do Ano Novo Chinês aumentam a instabilidade do frete

Parcerias estratégicas e planejamento eficaz são essenciais para enfrentar os desafios logísticos do Ano Novo Chinês

Conhecido como o “Ano do Boi”, o Ano Novo Chinês de 2021 começa na noite de 11 de fevereiro, lançando a celebração do Ano Novo Lunar na China e em outros países asiáticos, como Vietnã e Coréia. Durante este período de comemoração, que vai até 17 de fevereiro, há uma paralisação completa da infraestrutura de manufatura da China, por meio da qual praticamente todas as empresas e fábricas fecham de uma a quatro semanas, fato esse que impõe maiores desafios a um sistema de logística já muito afetado.

Este ano, o Ano Novo Chinês, data de grande impacto na cadeia de suprimentos, juntamente com interrupções relacionadas à pandemia, apresenta um desafio logístico sem precedentes, o que destaca o papel importante que o planejamento proativo e o trabalho com o parceiro certo da cadeia de suprimentos têm no transporte de carga dentro dos prazos, especialmente à medida que as empresas se recuperam dos pedidos pendentes e a demanda do cliente continua imprevisível, já que suas vendas não voltaram ao normal.

“O planejamento é a chave para gerenciar com eficácia os desafios que ocorrem durante esta celebração, especialmente, agora que temos o fator pandêmico a ser levado em consideração”, disse Guido Gries, Managing Director, Dachser Americas, uma subsidiária do provedor líder de logística global, Dachser. “Nossos clientes estão nos chamando como nunca antes para obter orientações sobre como movimentar suas cargas durante esses tempos imprevisíveis”, completa Guido.

O executivo ainda continua, “É necessário um alto nível de experiência para lidar com a interrupção aparentemente interminável e desafios relacionados à pandemia, juntamente com os obstáculos associados às paralisações do Ano Novo Chinês. Além da paralisação do trabalho, temos a escassez de contêineres, por isso, muitos clientes planejam enviar após o feriado, evitando os picos de preços na alta temporada”.

Os fornecedores asiáticos começam a encerrar as operações de uma a duas semanas antes do feriado, assim, mesmo que o feriado oficial dure apenas cerca de uma semana, a maioria das fábricas fecha por um mês inteiro, ou até mais, com interrupções durando muito além do fechamento. Em geral, o feriado impacta aproximadamente dois meses de produção. Portanto, as empresas que dependem de fornecedores asiáticos devem implementar uma estratégia de logística para mitigar atrasos e reter a fluidez da cadeia de abastecimento.

Potencial de impacto do Ano Novo Chinês:

Todos os negócios enfrentarão atrasos adicionais na produção e uma resposta mais lenta às solicitações de cotação;

Muitos trabalhadores não retornarão ao local de trabalho imediatamente após as férias, o que significa que os tempos de produção estimados anteriormente podem ser estendidos ainda mais, especialmente porque eles enfrentam pedidos pendentes relacionados à pandemia imediatamente após o retorno;

Se os pedidos forem feitos com atraso, é possível que sejam programados para mais tarde na linha de produção;

As fábricas tendem a favorecer / priorizar pedidos realizados e pedidos pendentes de seus parceiros mais constantes.

As empresas devem planejar com antecedência os envios:

Colaborar com um provedor de logística experiente, como a Dachser, no melhor plano operacional e logístico;

Reserve as remessas antes do Ano Novo Chinês;

Manter uma previsão robusta em função do Ano Novo Chinês, além de lidar com a imprevisibilidade do mercado;

Construir estoque adequado, considerando um período de até 4 semanas após o Ano Novo Chinês, e descobrir se o fornecedor chinês tem estoque disponível em locais não asiáticos como fonte alternativa;

Informe os parceiros / despachantes sobre remessas prioritárias caso haja espaço limitado, com antecedência;

Reserve espaço em voos charter para remessas que não podem ser atrasadas. As taxas são um pouco mais altas, no entanto, essa medida manterá sua cadeia de suprimentos funcionando sem problemas.

Cronograma de fechamento de feriado para os escritórios da Dachser, na Ásia:

Região                                                Feriado                            Período de recesso

Mainland China                         Ano Novo Chinês               11 – 17 Fevereiro

Hong Kong                                  Ano Novo Chinês                12 – 15 Fevereiro

Indonesia                                   Ano Novo Chinês                 12 Fevereiro

Korea                                          Novo Ano Lunar                   11 – 14 Fevereiro

Malaysia                                    Ano Novo Chinês                  12 – 13 Fevereiro

Singapore                                 Ano Novo Chinês                   12 – 13 Fevereiro

Taiwan                                      Ano Novo Chinês                    10 – 16 Fevereiro

Vietnam                                   Novo Ano Lunar                       10 – 16 Fevereiro

“Na Dachser, desenvolvemos cuidadosamente um planejamento para as etapas essenciais que são necessárias para estarmos totalmente preparados para o Ano Novo Chinês, sempre com bastante antecedência. Isso, é especialmente importante porque enfrentamos desafios sem precedentes causados pela pandemia. O melhor planejamento de logística da categoria requer o trabalho com um especialista, como a Dachser, que pode garantir o mínimo de interrupção para os clientes, enquanto mantém o fluxo de sua cadeia de suprimentos fluindo com segurança - antes, durante e depois do feriado do Ano Novo Chinês”, finaliza Gries.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.