Exportação de grãos de café cresce mais de 32% e atinge volume recorde; advogada marítima comenta
O Brasil bateu recorde na exportação de grãos de café na safra 2023/2024, com o volume de 47.300 milhões de sacas de 60kg. Por conta disso, houve uma alta de 32,7% na comparação com os 35.632 milhões apurados de julho de 2022 a junho de 2023. Os dados fazem parte do relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.
Segundo a advogada marítima Cristina Wadner, do escritório Cristina Wadner Advogados Associados, apesar deste crescimento, a exportação ainda passa por alguns desafios.
“Houve um aumento na produção do café, com uma concentração de cerca de 80% desta produção no Sudeste - por conta disso, a exportação está focada no Porto de Santos. Isso, mesmo com alguns gargalos logísticos e esgotamento que este porto tem, o que gera custos adicionais. Temos ainda os conflitos políticos no exterior, que refletem no valor do frete marítimo, pois os desvios aumentam a rota das viagens, o que significa mais tempo de armazenamento do produto. Ainda sim, o Brasil consegue manter um bom posicionamento no mercado de exportação global”, explica a advogada marítima.
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.