Maersk explora novas maneiras de acelerar a produção de combustível verde

A Maersk assina acordo de parceria com autoridades egípcias para explorar o estabelecimento da produção de combustível verde em larga escala

Na presença do primeiro-ministro egípcio, um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado na segunda-feira em uma tentativa conjunta de acelerar ainda mais o fornecimento de combustíveis verdes e a transformação global para o transporte net-zero. Esta acordo segue seis parcerias de fornecimento de combustível anunciadas no início deste mês e, com ela, a Maersk une forças com a Autoridade Geral da Zona Econômica do Canal de Suez (SCZone), a Autoridade Egípcia de Energia Nova e Renovável (NREA), a Companhia Egípcia de Transmissão de Eletricidade (EETC), e o Fundo Soberano do Egito para Investimento e Desenvolvimento (TSFE).

“O Egito tem excelentes condições para a produção de energia renovável e ambições de se tornar líder global na cadeia de valor de energia verde. Estamos muito entusiasmados por poder explorar opções juntos, aproveitando nossos mais de 100 anos de relações comerciais no país”, diz Henriette Hallberg Thygesen, CEO, Fleet & Strategic Brands, Maersk.

As partes realizarão um estudo de viabilidade antes do final de 2022 para examinar uma produção de hidrogênio e combustível marítimo verde no Egito, alimentada por energia renovável com a Maersk como compradora comprometida.

A escalda da Maersk para a produção de metanol verde

“A disponibilidade de energia e combustível verdes em quantidades suficientes e a preços competitivos é o maior desafio para a descarbonização do transporte marítimo global. Para a Maersk, nossas parcerias estratégicas anunciadas recentemente com seis empresas líderes do setor são fundamentais para enfrentar esse desafio, mas para permanecer no caminho de 1,5 grau é necessário ainda mais escala nesta década. É isso que esta parceria está explorando”, conclui Henriette Hallberg Thygesen.

Eng.Yhia Zaki, Presidente, SCZone, disse; “Capitalizando os fundamentos e a visão do Egito, as áreas estratégicas integradas de portos e parques industriais da SCZONE ao redor do Canal de Suez, e aproveitando o relacionamento sólido e duradouro que temos com a Maersk, estou ansioso para a evolução deste projeto, que atende às nossas objetivo mútuo de se transformar na economia verde”.

Ayman Soliman, CEO do Fundo Soberano do Egito, disse; “Esta parceria apresenta uma oportunidade única para fortalecer um relacionamento de longa data com um parceiro estratégico chave para o governo egípcio nos últimos 100 anos. Especificamente para o Fundo Soberano do Egito, esta oportunidade potencial adiciona uma nova dimensão ao nosso roteiro para metas de emissão zero. A tentativa da Maersk de acelerar o fornecimento de combustíveis verdes e a transformação global para o transporte net-zero expandirá a oferta de serviços do Canal de Suez como principal centro global de abastecimento verde na região.”

Banco Mundial vê o Ceará como berço do Hidrogênio Verde

A Maersk pretende explorar oportunidades semelhantes em outras regiões com forte potencial para o desenvolvimento de energia renovável, aproveitando as relações comerciais e governamentais para facilitar as oportunidades para que nações e atores comerciais adotem a rápida aceleração na produção de combustível verde que é fundamental para a descarbonização do transporte marítimo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.