2M mais HMM igual a três

HMM confirma planos de aderir à 2M Alliance, entre Maersk e MSC, em mais uma reviravolta na reorganização das companhias de navegação mundiais

Hyundai Merchant Marine, Maersk Line e Mediterranean Shipping Co admitiram oficialmente, na semana passada, que vinham negociando no último mês o estabelecimento de uma parceria, enquanto a HMM trabalhava para reestruturar a empresa e negociar suas dívidas.

Em depoimento publicado na quinta-feira (14), a HMM declarou ter assinado uma carta de intenções com a 2M Alliance, para oferecer um serviço conjunto que terá início em abril de 2017, logo depois da conclusão e aprovação dos procedimentos nos respectivos países.

Ao acessar a rede 2M, a HMM poderá fortalecer a oferta de serviço e garantir mais competitividade. Os parceiros 2M, por sua vez, terão a vantagem de reforçar o alcance de seus serviços na Ásia, bem como ganhar mais cobertura nos mercados do Transpacífico.

A HMM declarou também que o anúncio marcaria o sucesso da companhia em cumprir todas as condições estabelecidas por meio do acordo voluntário que fez com seus credores em março de 2016, segundo o qual a troca da dívida por capital próprio seria executada pelos credores.

“Ao realizar essa troca, a estrutura financeira da HMM será significativamente melhorada, o que deve colocar a HMM em melhor posição para encarar os desafios futuros”, mencionou a declaração oficial da empresa. Um porta-voz da companhia asiática ainda acrescentou que a HMM estaria planejando trabalhar no “aumento da competência operacional na segunda metade do ano, para continuar aumentando a lucratividade da companhia”.

De acordo com a MSC, que também se manifestou por declaração oficial, a entrada da HMM no acordo de compartilhamento de navios (vessel sharing agreement) da 2M "viabiliza que ofereçamos melhores serviços nas nossas rotas do Transpacífico".

Segundo o Lloyd’s List, a repercussão do mercado é de que a expansão da 2M, agora com três armadores, alimentaria as especulações de que a Maersk poderia ter interesse na compra da HMM, aproximando-se da ideia com a chance de trabalhar em conjunto com o armador asiático.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.