Híbridos - Grupo Grimaldi faz entrega do Eco Livorno

Outra nova entrada na frota grimaldi. Desta vez é o Eco Livorno, o terceiro dos doze navios híbridos da inovadora classe Grimaldi Green 5th Generation (GG5G), entregue no dia 29 de Janeiro pelo estaleiro chinês Jinling localizado em Nanjing. Graças ao seu design único, as unidades da classe GG5G não são apenas os maiores navios ro-ro marítimos curtos do mundo, mas também os mais ecológicos.

O Eco Livorno, que hasteia a bandeira italiana, tem um comprimento de 238 metros, um feixe de 34 metros, uma tonelagem bruta de 67.311 toneladas e uma velocidade de serviço de 20,8 nós.

A capacidade de carga de seus sete decks – dois dos quais são içáveis – é o dobro da classe anterior de navios ro-ro marítimos curtos implantados pelo Grupo Grimaldi: na verdade, a embarcação pode transportar 7.800 metros lineares de carga, o equivalente a cerca de 500 reboques e 180 carros. A rampa de popa do trimestre permite o carregamento de unidades de carga pesando até 150 toneladas.

Na mesma velocidade, o Eco Livorno consome a mesma quantidade de combustível em relação aos navios de geração anterior e, portanto, é capaz de reduzir pela metade as emissões de CO2 por unidade transportada: isso foi possível através da adoção de várias soluções tecnológicas altamente inovadoras que otimizam o consumo de combustível e o desempenho do navio.

Durante as estadias no porto, o Eco Livorno é capaz até de reduzir as emissões a zero usando a eletricidade armazenada em mega baterias de lítio com uma potência total de 5 MWh, que são recarregadas durante a navegação graças a geradores de eixo e 350 m2 de painéis solares.

Além disso, a embarcação é equipada com motores de última geração, controlados eletronicamente e com um sistema de limpeza de gases de escape para a redução das emissões de enxofre e partículas.

"Estamos no meio de uma revolução verde que nosso Grupo promoveu fortemente e na qual vem investindo há anos, e estamos avançando rapidamente nessa direção", afirmou a diretora-gerente da empresa napolitana, Emanuele Grimaldi.

"Com a entrega do Eco Livorno, melhoramos nossa frota com uma nova unidade preciosa, que implantaremos nas próximas semanas para atender nossos clientes e continuar atendendo suas expectativas em termos de qualidade e eco-sustentabilidade".

Assim que chegar à Itália, no final de fevereiro, a Eco Livorno se juntará aos navios eco valência e Eco Barcelona no serviço regular ro-ro que liga os portos de Livorno, Savona, Barcelona e Valência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.