Antuérpia ultrapassa Roterdã em escalas de meganavios
Como reflexo das mudanças nas rotas marítimas e tamanho das embarcações, portos mudam a sua posição no ranking mundial
De acordo com um relatório da empresa de análises marítimas SeaIntel, desde março deste ano, o Porto de Antuérpia vem ocupando uma posição à frente de Roterdã como principal porta de entrada para o norte europeu em número de escalas de porta-containers.
Tradicionalmente, Roterdã sempre foi considerado o maior porto de acesso à região norte da Europa, porém, nos últimos meses, após uma série de mudanças nas linhas marítimas dos armadores, somadas à redução de alguns serviços para reequilíbrio da supercapacidade do setor, essa matriz começou a mudar. Com os navios de maior porte em operação, a média de Teus transportados por embarcação aumentou significativamente, assim como a sua capacidade de carregar e descarregar, alongando também o tempo de estadia nos portos.
Enquanto isso, na Ásia, o desenvolvimento do mercado levou o Porto de Busan, na Coreia do Sul, a ultrapassar Hong Kong no posto de maior porto da região norte do continente, também segundo o número de escalas de porta-containers.
Hoje, no norte europeu, ocupam a posição de maiores cinco portos marítimos: Roterdã, Antuérpia, Hamburgo, Le Havre e Bremerhaven. O relatório da SeaIntel atribui a liderança de Antuérpia em número de escalas ao fato de que os armadores que não pertencem a alianças nos serviços Norte-Sul trouxeram suas escalas para o porto belga, além da G6 Alliance, entre a Hapag-Lloyd e uma série de outros armadores asiáticos, que vem também usando Antuérpia no Loop 4, serviço que conecta a Ásia ao norte europeu. Com o ajuste, Bremerhaven também perdeu espaço para o porto francês de Le Havre.
Tanto Antuérpia quanto Le Havre e Hamburgo fecharam o primeiro semestre de 2016 com aumento na movimentação portuária, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Porém Antuérpia, em especial, foi o porto que mais se destacou nos resultados positivos: foram 26,6% de crescimento no semestre, quando comparado com o mesmo período de 2015. Os números de Antuérpia incluíram crescimentos expressivos, como as 242 escalas de meganavios, que somaram 66% a mais do que no ano anterior. Quando considerados os navios a partir de 13.000 Teus, o crescimento foi ainda maior: 78% em relação ao primeiro semestre de 2015.
Em foto ilustrativa, o Chairman do Porto de Antuérpia, Mark Van Peel
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.