Porto de Santos conta com mais um pátio regulador para caminhões
Estacionamentos evitam filas de caminhões nas rodovias e na região portuária
Em mais uma iniciativa de planejamento logístico, a Santos Port Authority (SPA) credenciou mais um pátio regulador para atuar no agendamento de caminhões com cargas destinadas ao Porto de Santos. O novo credenciado fica em Cubatão, na zona industrial, e tem capacidade estática para 350 vagas em uma área de 55 mil metros quadrados.
O Ceparking é um pátio regulador administrado pela empresa Terloc (Terminal Logístico Cesari), que integra o grupo Cesari, com atuação nos setores de armazenamento, transporte de produtos químicos, beneficiamento de fertilizantes, manutenção e limpeza de contêineres.
É o sétimo pátio regulador credenciado pela SPA - são três em Cubatão (o Ceparking e mais dois que já estavam em atividade), um em Santos, um na capital paulista, e outros dois no interior de São Paulo (Cordeirópolis e Sumaré).
“Com o novo credenciamento, o Porto de Santos conta com mais um auxílio no agendamento da chegada de cargas, iniciativa que evita a formação de congestionamentos nas rodovias de acesso e no entorno da área portuária”, afirma o diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro.
O caminhoneiro que vem ao Porto de Santos ganha mais uma opção de estrutura para aguardar o horário agendado para a entrega da sua carga nos terminais, com sanitários, vestiários, restaurante e lanchonetes, unidade de atendimento médico de emergência, área de descanso segura e monitorada, posto de serviços e 24 horas de funcionamento.
Desde 2014, a chegada de caminhões ao Porto de Santos é agendada. Esta necessidade visa principalmente ao atendimento do escoamento da safra nacional, que começa em fevereiro com a soja, com pico de fluxo em março e abril. No segundo semestre, o milho tem sua entrega de safra e o maior número de veículos rodoviários chega em agosto. Como as cargas chegam de distâncias que exigem dias de viagem, para evitar que os caminhões formem filas nas rodovias ou mesmo nas avenidas de acesso ao Porto, o ajuste do período agendado é feito com a parada obrigatória nestes pátios fora do Porto, que foram credenciados pela SPA para fazer a triagem e funcionar como estacionamento até a chamada dos caminhões aos terminais.
Na foto: à esquerda, Ednilson Souza, representante do pátio credenciado; à direita, Marcelo Ribeiro, diretor de Operações da SPA.

Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.