Porto de Porto Alegre completa 100 anos

Neste domingo (1), o Porto Organizado de Porto Alegre completou cem anos. O Porto de Porto Alegre acompanhou o crescimento da cidade, sendo importante também para o desenvolvimento do estado. A partir de 2005, as operações foram concentradas no Cais Navegantes, uma decisão que permitiu a ampliação das atividades e a aquisição de novos e modernos equipamentos.

Atualmente ele se destaca por sua diversidade operacional, com uma movimentação média de um milhão de toneladas por ano. São cargas de fertilizantes, cevada, trigo, sal, entre outras. Com a extinção da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), ele passou a ser administrado pela Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS).

A inauguração do Cais Embarcadero que aconteceu no início deste ano, representa a possibilidade de uma integração ainda maior entre o Porto, os porto-alegrenses e os gaúchos. Trata-se de um novo momento da história. Que os próximos cem anos tragam registros de novas e significativas movimentações, bons momentos à beira do Guaíba e, acima de tudo, desenvolvimento.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.