Porto Itapoá Registra Melhor Semestre e Mês de Sua História com Crescimento Recorde em 2024

O Porto Itapoá atingiu um marco significativo em sua história ao registrar o melhor semestre e o melhor mês em movimentação de contêineres. No primeiro semestre de 2024, foram movimentados 597.338 TEUs, representando um aumento de 12% em comparação ao mesmo período de 2023. Junho de 2024 destacou-se como o melhor mês de todos os tempos, com 109.889 TEUs movimentados, superando o recorde anterior de abril deste ano.

Felipe Fioravanti Kaufmann, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, atribui esse crescimento ao aumento das importações vindas da China. "Todo o sistema logístico portuário do chamado cluster sul apontou crescimento impulsionado, sobretudo, pelas importações vindas da China", afirmou Kaufmann.

Outro fator relevante foi o aumento de 43% nos volumes de proteína animal exportados através do Porto Itapoá no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Este segmento é crucial para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde se concentram os estados com maior produção de proteína.

Kaufmann destacou a oferta de serviços marítimos que conectam mercados chave como um dos principais motivos para o aumento dos volumes movimentados. "Temos oferecido confiabilidade com alta produtividade aos armadores, fator chave para o direcionamento de linhas marítimas ao Porto Itapoá", explicou.

Recorde em Importações

O Porto Itapoá também atingiu números recordes nas importações de cargas gerais, com 40.817 TEUs movimentados em junho. "Tivemos um forte crescimento das cadeias de plástico, produtos químicos e maquinários", exemplificou Kaufmann. Além disso, as importações de cargas refrigeradas alcançaram 1.360 TEUs em junho, com destaque para alimentos e produtos farmacêuticos.

Operações de Crossdocking

Junho de 2024 foi marcante para as operações de crossdocking, modalidade em que a carga é alocada diretamente do caminhão para o contêiner ou vice-versa. Foram operados 1.998 TEUs, o maior número da história do porto. O novo armazém inaugurado em janeiro deste ano, com 8 mil m² cobertos e tecnologia avançada, tem sido fundamental para esse sucesso.

Investimentos e Expansões

Para sustentar o crescimento do mercado, o Porto Itapoá continua a investir em sua capacidade operacional. Estão garantidos novos equipamentos e maior capacidade de tomadas para contêineres refrigerados ainda este ano. "O Porto Itapoá é conhecido por sempre estar à frente da demanda, oferecendo capacidade adicional ao mercado para possibilitar crescimento. Já estamos discutindo novas expansões em área e equipamentos como guindastes de grande porte", concluiu Kaufmann.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.