Portos do Paraná bate recorde histórico de movimentação em 2023, ultrapassando 65 milhões de toneladas

A Portos do Paraná anunciou um novo recorde de movimentação em 2023, superando a marca de 65 milhões de toneladas. Esse recorde histórico foi divulgado pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, nesta quinta-feira (08). No ano passado, a empresa registrou um total de 65.393.256 milhões de toneladas movimentadas, o maior na história da instituição fundada em 1935. Esse número representa um aumento de 12% em relação a 2022.

"Este aumento de 12% de movimentação do ano de 2023 frente ao ano de 2022 representa o compromisso do Governo do Estado do Paraná com o setor produtivo", afirmou Sandro Alex.

Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, a inteligência logística e os ajustes operacionais contribuíram para esse recorde significativo. "Mais uma vez a Portos do Paraná está na vanguarda. Estudos de mercado apontavam este volume de 65 milhões para 2040, então superamos em 17 anos essa estimativa. Isso tudo sem grandes mudanças na nossa infraestrutura, que serão iniciadas agora em 2024. Este recorde se deve a inteligência logística e ajustes operacionais. Não à toa somos o único porto do país reconhecido por quatro anos consecutivos com a melhor gestão", comemorou Garcia.

No que diz respeito à movimentação, a exportação no ano passado foi de 42.718.813 milhões de toneladas, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Os destaques foram para a exportação de soja, com 14.662.586 milhões de toneladas (um aumento de 47%), e açúcar, com 5.459.221 milhões de toneladas (27% de aumento). Na importação, houve um crescimento de 1%, com destaque para os fertilizantes, que registraram 9.968.585 milhões de toneladas movimentadas, número semelhante ao de 2022.

Para atender a uma demanda crescente, a Portos do Paraná está planejando investimentos significativos, incluindo a construção do Moegão, uma obra estimada em R$ 592 milhões, que consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos. Outros investimentos previstos incluem arrendamentos conduzidos diretamente pela empresa pública, como o leilão PAR09, que exigirá um investimento de R$ 910 milhões em melhorias na infraestrutura.

Além do aumento na movimentação, o ano passado também registrou um aumento na geração de empregos. Em 2023, 669 pessoas realizaram treinamentos de integração para contratos exclusivos com a Portos do Paraná, representando um crescimento de 24,5% em comparação a 2022.

A Portos do Paraná também registrou a maior movimentação mensal da história em dezembro, com 6.376.229 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 45% em relação a 2022.

Atualmente, a Portos do Paraná é o maior canal de importação de fertilizantes do Brasil, representando 25% da movimentação nacional em 2023. Outro dado impressionante é o número de circulação de veículos no pátio de triagem, com um total de 490 mil caminhões em circulação em 2023, um aumento de 25% em relação a 2022.



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