Semana do canal vermelho causa prejuízos
Agentes temendo perdas, ações impactando a fluidez do comércio exterior e um protesto sem previsão para acabar
Há quatro meses realizando protestos, a greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que se iniciou em julho deste ano e se agravou nas últimas semanas. Os auditores reclamam do não cumprimento de um acordo firmado com o Governo. (Leia no Guia), porém as ações têm impactado significativamente a fluidez do comércio exterior, trazendo prejuízos incalculáveis às milhares de empresas importadoras e exportadoras.
A estimativa do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais) em Santos é que a greve em outubro e novembro tenha causado a retenção de cerca de 16 mil containers no Porto de Santos e um atraso na arrecadação estimado em R$ 1,6 bilhão. Com a aprovação da continuidade do protesto, se somarão a estes números um volume de 6 mil containers e R$ 600 milhões de atraso na arrecadação.
De acordo com o diretor-executivo do Sindamar (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo), José Roque, “empresas eventualmente estão perdendo embarques ou precisando desembolsar valores maiores pela armazenagem de mercadorias, além de desabastecer o comércio e a indústria de insumos essenciais”.
Também contra as modificações propostas ao projeto de lei que trata da recomposição salarial e, também, da regularização de normas que garantem a independência e a autonomia do trabalho da categoria, agora a categoria implantou a Semana do Canal Vermelho, que continuará até o dia 16.
Nesse período, as cargas de importação ficarão retidas nos terminais e as de exportação terão de passar por todas as vistorias previstas. Isto inclui conferências físicas e documentais das mercadorias que serão embarcadas.
Na próxima semana, também está prevista uma operação padrão na Alfândega do Porto de Santos. Entre segunda e sexta-feira, serão liberadas somente cargas vivas, perigosas, medicamentos, perecíveis, urnas funerárias e fornecimentos de bordo.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.